top of page

TRIÂNGULO DE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Foto do escritor: Raíssa de GuadalupeRaíssa de Guadalupe

Na fotografia, imagem é luz. Ou seja, a imagem que vemos é formada pela quantidade de luz que chega no sensor da câmera quando o obturador se abre. Mas como controlar a quantidade de luz para obtermos o resultado desejado com relação à exposição?

Usando nossa DSLR no modo manual, podemos controlar os três fatores que influenciam na imagem: sensibilidade ISO, velocidade do obturador e abertura do diafragma.




Começando pelo ISO: o que é e como controlamos?

O ISO é o valor que determina a sensibilidade do sensor que captura da imagem diante da luz que entra. Assim, quanto maior o ISO, mais luz a câmera irá captar e mais clara saíra a imagem. Entretanto, altos valores de ISO podem gerar uma imagem com ruído, com perda de qualidade.




Os valores mínimos e máximos de ISO variam dependendo da câmera (assim como em que lugar em que regulamos esses valores) mas normalmente são entre 100 (ideal para ambientes com muita luz, como, por exemplo, luz natural) e 1600, algumas câmeras chegando até em 6400 (para ambientes com pouca luz, mas irão gerar imagens com mais ruído).



Já sobre a velocidade do obturador, é importante compreender que esse valor diz respeito ao tempo em que o obturador se abrirá e ficará chegando luz ao sensor. É o “clique” que ouvimos quando disparamos para tirar a foto. Mas no que isso interfere na exposição? O ponto é que, quanto mais luz entrar, mais clara a imagem fica, então velocidades do obturador mais rápidas geram imagens mais escuras. Se a velocidade for 3’, por exemplo, a lente ficará aberta três segundos captando toda a luz que entrar por esse tempo, gerando uma imagem clara. Além disso, se o assunto fotografado estiver em movimento, será necessário usar velocidades mais rápidas, acima de 1/60. Os valores medidos na câmera são em segundo portanto as velocidades mais rápidas são em fração de segundo. Fotografias de longa exposição com mais de 1s são usadas normalmente na fotografia noturna e com auxílio de tripé para não ficarem borradas.





Por último mas não menos importante, temos a abertura do diafragma.

Diafragma é o diâmetro de abertura da lente. Seus valores máximos e mínimos dependem da lente utilizada em questão mas é importante lembrar que quanto maior o valor do diafragma (representado na câmera por f/número ) menor será a abertura, assim como mostrado na imagem:




O valor do diafragma não interfere apenas na quantidade de luz que entra (quanto maior a abertura, mais luz e mais clara a imagem) mas também na profundidade de campo, ou seja, na quantidade de planos focados na foto. Quanto mais aberto o diafragma (valores pequenos como f/1.4, f/2.8) maior o desfoque ao fundo do assunto (plano principal, aquilo que está em foco).



17 visualizações0 comentário

Comments


© 2018 por Raíssa Guadalupe. Criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page